Atualmente, o termo Responsabilidade Social ganhou espaço no mundo corporativo. Muitas organizações enaltecem ações ligadas ao meio ambiente, comunidade, funcionários em suas publicações. Mas em muitos casos, a chamada " Responsabilidade Social" se trata apenas de ações de assistencialismo.
O assistencialismo surgiu juntamente com a organização política entre os povos. "O estado de bem estar social " faz parte do plano econômico -social de muitos governos o que inclui uma assistência a camada mais pobre da população com garantia das necessidades básicas do indivíduo: infância,adolescência, integração ao mercado de trabalho e comunidade , velhice, amparo a pessoas com deficiencia , pobres e alimentação.
O mesmo acontece com o setor privado, muitas empresas realizam doações de grandes quantias em mantimentos, assistência a doentes crônicos ou transferem montantes para contas de instituições que atuam exclusivamente no terceiro setor.
Porém, conceito de responsabilidade social é muito mais amplo e exige que a organização contribua com a construção de uma sociedade mais justa e preservação do meio ambiente .
Para isso, as instituições precisam ser socialmente responsáveis em todas as etapas que compõem o seu negócio. Desde a utilização de recursos renováveis em seu processo de produção, transparência na venda de produtos, ética em suas negociações com parceiros e fornecedores, educação de seus funcionários e participação na comunidade a qual está inserida.

Por Laila Souza