As Relações Públicas têm conquistado cada vez mais espaço nas organizações. As políticas de responsabilidade social passaram a fazer parte do planejamento estratégico de muitas empresas. O que demanda a necessidade de um profissional para gerir os relacionamento com a comunidade, órgãos públicos, funcionários e organizações do terceiro setor. Isso porque as ações de Relações Públicas promovem um relacionamento amistoso entre as partes e isso reflete no alinhamento das ações da empresa com as políticas de responsabilidade social. O planejamento de comunicação deve considerar os objetivos da organização e principalmente as necessidades da comunidade. Para que o discurso esteja alinhado à realidade.
A atuação no planejamento social nas empresas tem o objetivo de construir uma reputação organizacional. A "empresa-cidadã" tem sua imagem construída por meio da participação pró-ativa nas ações que integram a comunidade. A preocupação não deve se limitar à promoção da cultura social, mas sim em uma cultura de responsabilidade social corporativa. Ações de comunicação excitam a opinião pública, evitam distorções de conceito e afirmam credibilidade a marca institucional.
Os investimentos voltados ao setor não são apenas por conscientização das empresas com o seu papel na sociedade. Empresas socialmente responsáveis constroem uma boa reputação perante os seus clientes, fornecedores, funcionários e investidores. Com isso, ganham força em negociações, atraem investimentos e consequentemente lucram mais.
Por Laila Silva